O Mundo das Orquídeas

As orquídeas estão, sem sombra de dúvidas, no grupo das
plantas mais belas do mundo. A beleza de suas flores, desde as mais simples, até as mais exóticas, encanta, a cada dia, mais e mais pessoas.


Criei este blog, por idéia de um amigo, e pretendo apresentar, de forma clara e simples, algumas dicas de cultivo, curiosidades e, é claro, a descrição de muitas espécies (e bota muitas nisso!!!), com fotos e tudo mais.


Espero que vocês gostem do blog! Aproveitem!!

___________________________________________Ivan

quinta-feira, 26 de março de 2009

As orquídeas

Olá pessoal!!

Até que enfim estou postando aqui pela primeira vez!! Uhuuuuuuullllll!!!!
Com esse post, pretendo mostrar pra vocês, um pouquinho sobre esse grupo extraordinário de plantas.


O que são as Orquídeas?

As orquídeas pertencem a uma família de plantas denominada Orchidaceae e, com certeza, é a maior família dentre as Angiospermas (plantas com flores). Já foram descritas mais de 25.000 espécies e produzidos infindáveis híbridos, seja espontaneamente, ou pelo homem.
Apesar da grande variação de tamanho, cores, hábitats (e outras características) elas são agrupadas na mesma família, pois todas possuem uma estrutura floral idêntica, bem diferenciada das flores de outras plantas. Uma flor típica de orquídea possui três sépalas e três pétalas, sendo que uma destas é bem diferenciada das demais e possui o nome de labelo. O labelo possui a função principal de atrair insetos polinizadores, e em alguns casos, serve como “pista de pouso” para os mesmos.

Foto - Barbosela miersii

Quanto ao tamanho, elas podem variar de poucos milímetros, como no caso de Barbosela miersii, até 7,5 metros de altura, como na caso de Grammatophyllum speciosum.

Quanto ao habitat, elas podem ocupar os mais diversos ambientes, desde galhos de árvores a vários metros de altura, como o subsolo. Mas também ocupam locais úmidos, como lamaçais, ou muito secos, como locais arenosos e pedras. É importante lembrar que nenhuma orquídea é parasita de outras plantas, nem mesmo aquelas que vivem sobre as árvores. Elas só utilizam as mesmas como apoio, e sobrevivem absorvendo o nutriente e matéria orgânica que chegam às suas raízes.

Uma espécie muito curiosa é a Rhizanthella gardneri (foto ao lado), que se desenvolve e floresce inteiramente no subsolo. Ela é totalmente aclorofilada, e é saprófita, ou seja, obtém sua nutrição através da matéria orgânica em decomposição.



Espero que tenham gostado!! :D
________________________________________Ivan