O Mundo das Orquídeas

As orquídeas estão, sem sombra de dúvidas, no grupo das
plantas mais belas do mundo. A beleza de suas flores, desde as mais simples, até as mais exóticas, encanta, a cada dia, mais e mais pessoas.


Criei este blog, por idéia de um amigo, e pretendo apresentar, de forma clara e simples, algumas dicas de cultivo, curiosidades e, é claro, a descrição de muitas espécies (e bota muitas nisso!!!), com fotos e tudo mais.


Espero que vocês gostem do blog! Aproveitem!!

___________________________________________Ivan

domingo, 19 de abril de 2009

Cattleya walkeriana

A Cattleya walkeriana é considerada uma das espécies de orquídeas mais belas, e é uma das mais famosas do mundo. Foi descoberta em 1839 por Gardner, próximo ao Rio São Francisco em Minas Gerais. Seu nome foi dado em homenagem ao seu fiel assistente, Edward Walker, que o acompanhou em sua segunda viagem ao Brasil, à serviço do Jardim Botânico de Ceilão, no Sri Lanka.
Hoje em dia, C. walkeriana é mundialmente conhecida e apreciada pelos belíssimos híbridos que produz. É encontrada em diferentes locais no Brasil, seja em pedras em Goiás, ou em troncos de árvores em São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso, sempre próximos a rios, lagos ou pântanos.
È uma planta de muito fácil cultivo, devido à sua grande facilidade de adaptação aos mais diferentes climas no Brasil, podendo ser cultivada em vasos piracicabanos (aqueles de cerâmica com furos), em vasos comuns com xaxim desfibrado (ecologicamente incorreto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!) ou em casca de pinus (ecologicamente mais correto!!), em pequenos pedaços de casca de árvores (peroba, ipê, aroeira...), em placas de xaxim (ecologicamente incorreto!!!!) ou até mesmo em muros de pedra. Elas suportam muito bem a alta luminosidade, mas nunca direta, e detestam substrato encharcado. No inverno, quando as temperaturas estão mais baixas, deve-se diminuir a irrigação.
O pico da floração se dá por volta do mês de maio, e após esse período, lá por agosto, inicia-se a brotação pesada, período este em que se deve aumentar a rega e a adubação para a formação do bulbo vegetativo.
Em relação à divisão da planta, C. walkeriana é extremamente sensível. Para poupa-la, deve evitar a floração no ano seguinte à divisão, cortando os botões, com instrumentos esterilizados, logo que surgirem. Com este cuidado, ela economiza forças e não sofre tanto com a divisão.
As variações encontradas para as flores de C. walkeriana são: tipo lilás, alba (branca), coerulea (azulada), semialba (branca com labelo lilás), lilacínea (rosada), flamea (lilás com riscos púrpura), vinicolor (vinho), entre outras.
Bom pessoal, é isso ai! Espero que tenham gostado!! =D
________________________________________Ivan

2 comentários:

  1. nossa Ivan.. q lindas... parabéns pela coleção!
    Realmente orquídeas encantam... mto lindo seu blog..
    saudades!
    bjaum

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelas lindas flores. Tenho meia dúzia de walkerianas em cascas de perobas que compro aqui no país vizinho (paraguai). Ficam muito bonitas também!!!

    Paulo Airton - Navirai - MS

    ResponderExcluir